Paraná tem 158 vagas pelo Programa Mais Médicos. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). As vagas são de reposição no novo ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A iniciativa integra a estratégia nacional de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como objetivo ampliar o acesso à assistência médica em regiões de maior vulnerabilidade social e em áreas remotas do Estado.
O chamamento público, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), disponibiliza 3.174 vagas em todo o país, distribuídas entre 1.621 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O edital é voltado a médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, conforme os critérios da Lei nº 12.871/2013.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a chegada de novos profissionais vai fortalecer ainda mais o trabalho das equipes de Saúde da Família nos municípios paranaenses.
O Mais Médicos tem sido um programa essencial para garantir atendimento nas localidades mais distantes ou de difícil provimento. Essas 158 vagas representam um avanço significativo para a Estratégia de Saúde da Família e qualificação do cuidado prestado à nossa população”, afirmou o secretário.
No Paraná, 158 vagas estão liberadas para escolha dos médicos em 106 municípios, além de 3 vagas destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul.

O provimento das vagas será por um período de até quatro anos, conforme estabelecido em edital. As inscrições estarão abertas de 5 a 8 de maio de 2025 e devem ser feitas por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), disponível no site maismedicos.saude.gov.br. O edital completo está disponível no Portal do Ministério da Saúde.
MAIS MÉDICOS – Criado para reduzir a escassez de profissionais em regiões prioritárias, o Programa Mais Médicos fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) e melhora o acesso da população aos serviços básicos na área.
Além de ampliar o número de médicos atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), o programa contribui para a qualificação profissional, alinhando a formação dos participantes às necessidades da rede pública e incentivando a especialização em áreas estratégicas.
No Paraná, 362 municípios aderiram ao programa, com 1.836 vagas ativas pelo Ministério da Saúde, das quais 1.450 já estão preenchidas.(com bem paraná)





