Os agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal contra advogado acusado de envolvimento em roubo de R$ 500 mil contra caminhoneiro. A ação pertence à 2ª Fase da Operação Exação e foi realizada em Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (28).
Objetos e uma caminhonete Volkswagen Amarok usada durante a prática do crime foram apreendidos. As ordens judiciais foram cumpridas com o acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a investigação, o advogado estava em exercício no município e participou da abordagem, extorsão e intimidação do caminhoneiro.
A Operação Exação investiga a prática dos crimes de extorsão qualificada, peculato e outros crimes. As investigações tiveram início em fevereiro de 2024, após o Gaeco de Maringá receber notícia da prática de extorsão qualificada contra motorista de carga às margens da PR-317, em Floresta, no norte do Paraná. Há indícios de que policiais participaram do delito com uso de viatura oficial, armas, coletes balísticos e intimidação.(com novo cantu)