Uma das maiores cooperativas da América Latina,a Coamo com sede em Campo Mourão, distribuiu na última sexta-feira (16) um total de R$ 850 milhões entre 31 mil cooperados. É a segunda parcela das chamadas “sobras” – lucros da cooperativa repartidos de acordo com a participação de cada cooperado, uma tradição que se estende há mais de 50 anos.
O presidente da cooperativa, Aroldo Gallassini, reforça a importância do cooperativismo no Paraná e diz que o sistema é bom para todos os setores da economia, mas principalmente para o agronegócio e o crédito. “A pessoa se torna patrão e faz o que bem entender: sobrou dinheiro, decide o que quer fazer, se quer capitalizar, guardar, investir”, explica.
Em 2023, a cooperativa teve uma receita de R$ 30 bilhões, valor que surpreendeu depois de um ano atípico para o agronegócio.
“Foi um ano muito difícil, porque foi um ano de retomada de preços”, diz o presidente executivo da cooperativa.
“Todo o trabalho resultou em números bastante importantes, que agradaram o quadro social da cooperativa, e para nós também é uma grande alegria poder oferecer todo esse resultado a eles”, conclui.(com G1 Paraná)