O Programa de Integração Social (PIS) paga aos colaboradores a parcela do PIS no ano seguinte ao que o trabalhador esteve em atividade.
Entretanto, depois da pandemia de Covid-19, houve um atraso no cronograma e os pagamentos estão sendo feitos com dois anos de diferença.
As parcelas que serão pagas do PIS em 2024 são referentes a quem trabalhou em 2022 (ano-base 2021).
Confira quanto é o valor da primeira parcela do PIS PASEP 2024:
QUEM TEM DIREITO AO PIS/PASEP 2024?
Tem direito ao abono PIS/Pasep quem recebeu até dois salários mínimos, em média, em 2022.
Trabalhadores do setor privado precisam ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022 e ter os dados corretamente informados ao empregador.
Vale ressaltar que o trabalhador deve ter feito a inscrição no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos para receber o abono.
QUANTO É A PRIMEIRA PARCELA DO PIS 2024?
Para o ano de 2024, o governo apresentou uma proposta de salário mínimo de R$ 1.421, conforme divulgado pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, em agosto.
No entanto, projeções do mercado financeiro indicam um valor de piso de R$ 1.412 para o próximo ano. A definição final do valor ocorrerá após a aprovação do Orçamento de 2024.
COMO CONSULTAR O PIS/PASEP PELO CPF?
Há 6 formas de consultar o número do PIS pelo CPF. Confira:
- Aplicativo Meu INSS;
- Carteira de Trabalho Digital;
- App Caixa Trabalhador;
- Site do CNIS;
- Telefone do INSS;
- Telefone da Caixa.
CALENDÁRIO PIS PASEP 2024
Vale ressaltar que tanto o benefício do PIS quanto do PASEP serão pagos de acordo com a data de aniversário, de 15 de fevereiro a 15 de agosto.(com uol.com)