O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta quinta-feira (29) ao Paraná para a desapropriação de uma fazenda que beneficiará o MST (Movimento Sem Terra), na região dos Campos Gerais do estado.
A vinda do petista para o estado estava prevista para o dia 30 de abril, mas foi adiada em decorrência da morte do Papa Francisco.
A visita vai oficializar a criação do assentamento de mais de 400 famílias na comunidade Maila Sabrina, localizada no limite entre os municípios de Ortigueira e Faxinal.

A área de 10.500 hectares era conhecida como fazenda Brasileira e, antes de ser ocupada, servia para a criação de búfalos. Atualmente, com a ocupação dos assentados, a propriedade cultiva grãos, verduras e hortaliças, além da criação de animais.
De acordo com o MST, comunidade prepara uma grande festa para receber o presidente e celebrar a conquista, com churrasco comunitário e apresentação da Orquestra Popular Camponesa – formada por crianças, adolescentes e adultos integrantes do MST no estado. A atividade está prevista para iniciar às 9h e seguir ao longo da tarde.