O papa Leão XIV fez sua primeira oração dominical a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo (11). O Santo Padre fez um apelo à paz duradoura na Ucrânia e ao cessar-fogo imediato e libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza. Ele ainda celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
“No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais”, declarou.

Às 7h (meio-dia no horário local), Leão XIV apareceu no Balcão das Bênçãos, onde recitou a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria.
Sobre a guerra na Europa, o novo papa disse que carrega no coração o “sofrimento do amado povo ucraniano”. Em relação à guerra em Gaza, o pontífice lembrou que, cinco horas antes da missa, um ataque israelense havia matado 10 pessoas em Khan Yunis.
“Que haja cessar-fogo imediato, que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil e que sejam libertados todos os reféns”, disse. Por fim, concluiu: “Estou profundamente triste com o que acontece na Faixa de Gaza”.

Já sobre o conflito na Caxemira, Leão XIV falou sobre a pausa na guerra, mas afirmou que espera que Índia e Paquistão cheguem a um acordo duradouro de paz. “Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz”, rezou o papa.
O Santo Padre também citou o Dia das Mães: “Mando uma querida saudação a todas as mães por elas e por aquelas que já estão no céu: feliz Dia das Mães a todas as mães”.(com catve)