Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que querem saber se foram vítimas do desconto irregular de mensalidade associativa devem acessar o extrato do INSS.
Para isso, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, clicar em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”.

O beneficiário deve clicar no mês que aparece – por padrão, aparecem somente os dois últimos extratos, mas é possível visualizar as anteriores também. Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto de mensalidade associativa, se houver.
Veja o passo a passo:
- Acesse site ou aplicativo Meu INSS
- Insira login e senha do Gov.br
- Clique em “Consultar Benefício”
- Em seguida, clique em “Extrato de Pagamento”
- Depois, clique no mês que aparece
- Ao visualizar o extrato, verifique se há descontos de mensalidades associativas
O dinheiro da fraude do INSS vai ser devolvido? Quando?
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril vão ter o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) – que vai de 26 de maio a 6 de junho – e as demais mensalidades foram descontinuadas.
A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que avalia a melhor forma de devolver o dinheiro aos beneficiários.
O governo avisa também que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor também foram suspensos.
Das 11 entidades investigadas pela CGU, somente uma teve acordo assinado em 2023. As demais são de 1994, 2014, 2017 (2), 2021 e 2022 (5).
Veja lista de entidades investigadas pela CGU e ano da assinatura do acordo:
- Contag – 1994
- Sindnapi – 2014
- Ambec – 2017
- Conafer – 2017
- AAPB – 2021
- AAPPS Universo – 2022
- Unaspub – 2022
- APDAP PREV (antiga Acolher) – 2022
- ABCB/Amar Brasil – 2022
- CAAP – 2022
- AAPEN (antiga ABSP) – 2023
(com o globo)