Nesta segunda-feira (31), durante o Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, o governador Ratinho Júnior fez a entrega de um automóvel 0 km destinado à cidade de Roncador, que foi uma das cidades contempladas com essa importante iniciativa, que tem o objetivo de dar suporte e fortalecer a rede de proteção dos direitos das mulheres. Este gesto representa o compromisso do governo estadual em promover a segurança e o bem-estar feminino nas pequenas cidades do Paraná.
No total foram entregues 72 veículos para dar suporte aos municípios em ações voltadas às mulheres.Eles foram destinados às cidades que já tenham seus Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025. Atualmente são 134 OPMs no Estado, um salto de 400% em relação ao início da gestão, com 17. O Paraná também tem 224 conselhos municipais específicos para esse público.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos, tais como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.
Por se tratar de um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher, a entrega busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.
Durante a solenidade o governador lançou o programa Casa da Mulher Paranaense, que prevê a construção de 10 unidades em municípios com mais de 10 mil habitantes.
A Casa da Mulher Paranaense é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e é destinada às cidades que tenham em sua estrutura os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), como Conselho e Fundo dos Direitos da Mulher. O projeto paranaense é diferente da Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, por não se tratar de um local de acolhimento a mulheres vítimas de violência, mas um espaço voltado à geração de oportunidades a esse público.

“Será um ambiente para a mulher poder fazer capacitação profissional. Lá dentro também vai ter o Banco da Mulher Paranaense, que é uma linha de financiamento a juro zero para as mulheres poderem abrir o seu negócio, dando amparo financeiro para que ela possa crescer como empreendedora e profissional”, explicou o governador. “Tudo isso foi formatado, junto com a entrega de 72 veículos, para os municípios darem todo o apoio à política para as mulheres. A ideia é atender o maior número possível de localidades, começando pelas cidades polo”.
Mas além da geração de oportunidades, a proteção das mulheres também será um dos focos de atendimento no local. Junto às atividades de qualificação profissional e apoio à atividade empreendedora, também serão oferecidas ações de prevenção e conscientização, escuta inicial e encaminhamento à rede especializada em casos de violência doméstica. As casas também serão utilizadas para oficinas, palestras e diferentes atividades voltadas ao público feminino.
Com essa iniciativa, o governo reafirma seu compromisso com todas as cidades do estado, buscando sempre promover um Paraná mais justo e igualitário para todas as mulheres.
Confira a lista com os municípios contemplados:
1. Adrianópolis
2. Altamira do Paraná
3. Apucarana
4. Araucária
5. Cambé
6. Campina Grande do Sul
7. Capanema
8. Capitão Leônidas Marques
9. Cafezal do Sul
10. Cantagalo
11. Campo Mourão
12. Cascavel
13. Centenário do Sul
14. Cianorte
15. Chopinzinho
16. Colombo
17. Cornélio Procópio
18. Cruzeiro do Oeste
19. Dois Vizinhos
20. Enéas Marques
21. Fazenda Rio Grande
22. Fernandes Pinheiro
23. Francisco Beltrão
24. Goioerê
25. Guarapuava
26. Irati
27. Itaipulândia
28. Ivaiporã
29. Japira
30. Japurá
31. Leópolis
32. Loanda
33. Londrina
34. Mangueirinha
35. Maringá
36. Mato Rico do Paraná
37. Missal
38. Nova América da Colina
39. Nova Tebas
40. Palotina
41. Paranaguá
42. Pato Branco
43. Pérola
44. Pinhão
45. Piraquara
46. Pitanga
47. Planalto
48. Pontal do Paraná
49. Prado Ferreira
50. Quatro Barras
51. Rancho Alegre
52. Rebouças
53. Reserva
54. Reserva do Iguaçu
55. Rio Negro
56. Rolândia
57. Roncador
58. Sabáudia
59. Salgado Filho
60. Santa Helena
61. Santa Tereza do Oeste
62. São João do Ivaí
63. São José dos Pinhais
64. São Manoel do Paraná
65. São Miguel do Iguaçu
66. Toledo
67. Turvo
68. Ubiratã
69. Umuarama
70. Virmond
71. Xambrê
72. Quinta do Sol
