Rádio Liberdade FM 
OUÇA AQUI!

O Paraná se transforma na joia econômica do Brasil! Com PIB de R$ 705 bilhões e crescimento fora do comum, o estado está revolucionando o cenário nacional. Por que o Paraná está se tornando o ESTADO mais rico do Brasil?

Paraná se transforma na joia econômica do Brasil e é estado do Sul do Brasil que atualmente se destaca como um dos motores econômicos da nação, especialmente, por combinar uma base econômica sólida e voltada para alguns dos setores mais demandados nacionalmente e internacionalmente. Entenda porque o Paraná está se tornando o Estado mais rico do Brasil.

O Paraná se transforma na Joia econômica do Brasil e o PIB do Estado, avaliado em R$ 705 bilhões, vem crescendo acima da média nacional nos últimos 5 anos, fazendo o Paraná ser a quarta maior economia entre os estados brasileiros.

Além disso, os seus 11,4 milhões de habitantes desfrutam de uma boa qualidade de vida, resultado de políticas públicas eficientes, investimentos em educação e saúde, além de uma robusta infraestrutura que contribui para cidades bem organizadas.

Nesse aspecto em questão, o Paraná é exemplo, já que detém o quinto melhor índice de desenvolvimento humano do país, com sua capital Curitiba sendo apontada como um dos melhores destinos para idosos e eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards em 2023, devido aos seus projetos ideias e estratégias inovadoras, que estimulam o desenvolvimento urbano sustentável e mostram o porquê o Paraná está se tornando o ESTADO mais rico do Brasil.

Por que o Paraná está se tornando o Estado mais rico do Brasil?

Desde a década de 60, quando o estado era líder na produção de café, passou a diversificar sua produção agrícola para além do café, investindo em culturas como soja, milho e trigo, que se mostraram mais lucrativas e mais estáveis.

A diversificação econômica também possibilitou a modernização do setor agropecuário e abriu espaço para a industrialização do estado, que passou de uma economia dependente de uma única commodity para se tornar um dos principais polos agrícolas e industriais do Brasil, com uma base econômica muito mais sólida e diversificada.

Tendo isso em mente, boa parte das Indústrias paranaenses foram erguidas com base nos derivados agrícolas, em um contexto de uma economia agroexportadora. Isso foi suficiente para atrair investimentos industriais para o estado nas últimas décadas do século XX, que não apenas diversificaram o setor como impulsionaram os investimentos públicos e privados.

Um bom exemplo do porquê o Paraná está se tornando o estado mais rico do Brasil foram as constantes obras de infraestrutura como a construção e modernização de rodovias, portos e usinas hidrelétricas, incluindo a hidrelétrica binacional de Itaipu, inaugurada em 1984 e é uma das maiores hidroelétricas do mundo. 

Paraná se transforma na joia econômica do Brasil com incentivos

Pode-se incluir ainda nesse processo, a ascensão de importantes zonas industriais pelo Estado nesse período como Curitiba, Londrina e Maringá, as quais ergueram-se como importantes polos industriais nos setores automotivo, alimentício, químico e de papel e celulose, desempenhando uma importância estratégica para o crescimento da economia e mostrando o porquê o Paraná é o estado mais rico do Brasil.

Estes já oferecem estrutura suficiente para a criação de ambientes propícios ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios inovadores. Um dos destaques que fazem o Paraná se destacar estão sua localização estratégica, que faz com que o estado seja um grande receptor de mercadorias e pessoas que movimentam sua economia.

Além disso, o estado se transforma na joia econômica do Brasil por meio do Porto de Paranaguá, que é um dos mais movimentados do país e de longe o maior porto graneleiro da América Latina. Nessas condições, o Paraná combina conectividades e infraestrutura logística eficiente em uma área de interesse para muitos lados.(com cpg)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Notícias Relacionadas
Publicidade
Categorias
Redes Sociais