A Prefeitura de Joinville decretou situação de emergência devido ao vazamento de ácido sulfônico em um rio na área de preservação da Serra Dona Francisca, nesta segunda-feira (29). A Companhia Águas de Joinville, que abastece a cidade, alertou para a necessidade de economizar água e fechou totalmente a Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão às 10h, para não captar água com residuos do produto quimico.
De acordo com a Prefeitura, pelo menos 30 bairros da cidade podem ficar sem água nas próximas horas. A Águas de Joinville informou ainda que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para apenas mais quatro horas de consumo.
Lideranças da Prefeitura, Águas de Joinville e Forças de Segurança da cidade estão reunidas no Gabinete de Crise para acompanhar a situação. O produto químico avança com velocidade pelas águas da região.
O ácido sulfônico é o principal produto ativo na fabricação de detergentes, multiusos e limpadores em geral. O produto estava sendo transportado por um caminhão que bateu contra um barranco na Serra Dona Francisca.Veja os bairros que devem ser mais atingidos pela falta de água em Joinville:
- Adhemar Garcia
- América
- Anita Garibaldi
- Atiradores
- Aventureiro
- Bom Retiro
- Boa Vista
- Bucarein
- Centro
- Comasa
- Costa e Silva
- Distrito Industrial Norte
- Dona Francisca
- Espinheiros
- Fátima
- Floresta
- Glória
- Guanabara
- Iririú
- Itaum
- Jardim Paraíso
- Jardim Iririú
- Jardim Sofia
- Jarivatuba
- João Costa
- Paranaguamirim
- Parque Guarani
- Petrópolis
- Pirabeiraba
- Rio Bonito
- Saguaçu
- Santo Antônio
- Ulysses Guimarães
- Vila Cubatão. (com Ric Mais)