Nuvens com aparência de tornado chamaram a atenção de moradores do sudoeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (17). Nas imagens, é possível ver o fenômeno em formato de funil tocando o solo de propriedades rurais.
Não chove, mas as nuvens densas impressionam. No primeiro vídeo, o internauta ficou espantado enquanto gravava a passagem das nuvens em Salgado Filho (PR).
Já em Pranchita (PR), Luis Gonzatti gravou as belas imagens, mostrando a grande densidade formada sobre a plantação de soja. “Sabia que não era tornado, nem vento tinha”.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, tratam-se de nuvens escudo, ‘shelfs scud’ em tradução literal. A formação está associada à linha de instabilidade presente na atmosfera.
“Essas nuvens, em particular, são formadas quando a corrente ascendente quente e úmida fica elevada à superfície terrestre. Essas nuvens acabam achando essa trilha de condensação na baixa atmosfera e acabam tendo essa aparência mais esfarrapada”, disse o meteorologista.
O especialista descartou a possibilidade de ser um tornado. “Ela se move muito lentamente. Se fosse um tornado, provavelmente iriam ter raios, granizos e a velocidade horizontal seria muito maior”, acrescentou.
Ainda de acordo o meteorologista, as nuvens são provenientes das shelf clouds (nuvens prateleiras). Uma das principais características da nuvem prateleira ou ‘shelf cloud’ é o rápido movimento, provocando ventos fortes por onde passa e antecedendo tempestades.(com catve)