O Governo do Paraná anunciou um novo programa, o Escola Solar, que vai destinar R$ 6 milhões para a instalação de usinas fotovoltaicas nos colégios estaduais em 20 unidades na primeira etapa. O edital de licitação que deve ser publicado no dia 18 de agosto pela Paranaeducação, vinculada à Secretária de Estado da Educação, para selecionar as empresas que vão executar as obras, será dividido em dois lotes.
O programa de eficiência enérgica da Secretaria da Educação vai equipar as escolas estaduais com energia renovável, adotando a tecnologia de usinas fotovoltaicas para a produção de energia. As usinas fotovoltaicas terão potência instalada de 75 kW e as primeiras 20 instituições de ensino foram selecionadas de acordo com a incidência solar na região onde estão e também com o nível de consumo de cada uma.
Com a implantação das placas solares nos telhados, as escolas vão poder suprir suas necessidades de consumo, economizar na conta de energia e também disponibilizar o eventual excedente para a rede. Além de o projeto gerar economia de recursos com energia elétrica, também incentiva a sustentabilidade nas instituições de ensino da rede estadual, por ter um caráter pedagógico ao ensinar sustentabilidade aos alunos.(com magazine-brasil.com)